O mais importante em qualquer estratégia de gamificação é saber quem são as pessoas e quais são os elementos dos games que tem a maior probabilidade de engajá-las.
Richard Bartle analisou os jogadores de MUDs e RPGs e chegou em 4 perfis básicos com comportamentos distintos e, consequentemente, motivações distintas para jogar. São eles: os Killers, os Socializers, os Achievers e os Explorers.
Mas existem nuances em qualquer estilo de jogo das pessoas, pequenas variações nos elementos que motivam cada um e certamente você simpatiza com outros perfis que não o seu predominante.
Adaptamos então um teste para saber como estes perfis estão distribuídos em você, quer experimentar? É só ir respondendo as perguntas sobre como você se comporta nas situações de jogo abaixo!
Killer: assassino
Os Assassinos são movidos pela vontade de impor-se e ficam satisfeitos em proporcionar momentos de agonia e ansiedade nos outros jogadores. Para que eles ganhem, alguém precisa perder. São presenças frequentes no topo do leaderboard.
Achiever: conquistador
São movidos por objetivos que os destacam dos outros jogadores, geralmente alguma forma de acumular pontos – sejam eles pontos de experiência, níveis ou mesmo cupons de desconto. Eles serão atraídos por um inventário de badges ou troféus, por exemplo.
Socializer: socializador
Estão interessados em pessoas, e no que elas têm a dizer. O jogo é apenas um pano de fundo para socializarem com outros jogadores. São os maiores comentadores de status e os que motivam os desafios em time.
Explorer: explorador
São conduzidos pela vontade de descobrir o máximo possível sobre o jogo, incluindo desde o mapeamento da área geográfica até a compreensão da mecânica. Eles são curiosos e vão querer entender o porquê e como cumprir um desafio proposto.
Gostou? Comente, compartilhe com sua rede! 😉
Marcel Leal é designer, criativo e ilustrador. Hoje fala sobre gamificação, marketing e design para quem quiser ouvir.