Seu médico lavou as mãos antes de te examinar? Agora já dá pra saber.
Uma das maiores causas de infecção e contágio nos hospitais pode ser resolvida de maneira bem simples com uma higienização bem feita. A Hyginex de Israel, desenvolveu sensores e um bracelete que trabalham em conjunto e avisam se ele tomou essa medida simples de lavar direito suas mãos.
Funciona assim: sensores nos sabonetes e produtos nos locais de higienização do hospital se comunicam com um bracelete que os médicos devem usar. Se o doutor lavou direito uma luzinha verde se mantém acesa no bracelete. Do contrário, a luzinha apaga e o bracelete vibra para lembrar o profissional (e o paciente, já que o bracelete é bem visível) de que ele precisa lavar as mãos novamente.
Veja no vídeo uma reportagem sobre a inovação:
Todas as informações são armazenadas e alimentam uma base de dados para, por exemplo, enviar dicas personalizadas aos médicos sobre a higienização de suas mãos. Além de ajudar o hospital a ficar de olho nos preguiçosos, claro.
Não é exatamente divertido na essência, mas é um feedback simples e sem (muito) constrangimento, para reforçar um comportamento desejado nestes profissionais e desenvolver neles uma motivação intrínseca de não contaminar ninguém por aí. =)
Marcel Leal é designer, criativo e ilustrador. Hoje fala sobre gamificação, marketing e design para quem quiser ouvir.