
Foto: sxc.hu
Desde sempre a gente ouve falar que os videogames, especificamente os jogos considerados mais “violentos“, influenciam ou são responsáveis por comportamentos agressivos nos jovens.
Em março deste ano, o British Medical Journal publicou o resultado de uma pesquisa de 10 anos com mais de 11 mil crianças exatamente sobre este tema: podem os jogos eletrônicos e a televisão determinar mudanças de comportamento nas crianças? A resposta é não. Pelo menos no caso dos jogos eletrônicos.
A pesquisa acompanhou crianças a partir dos 5 anos por uma década e comprovou que jogar videogame não gera nenhum desvio de personalidade, problemas de atenção ou personalidade. Ao contrário, e considerando outros estudos, os jogos ajudam a coordenação motora e visual, o fortalecimento da memória e ainda ajudam as crianças com dislexia a ler melhor.
Por outro lado, as crianças entre 5 e 7 anos que assistiram televisão por mais de 3 horas por dia, tiveram um pequeno aumento em problemas de comportamento.
A discussão está longe de terminar, mas é mais um pouco de informação em cima de um tema importantíssimo para os pais que, como eu, tem em casa uma criançada que já nasceu em um mundo com jogos por toda a parte.
E você acha que os jogos e a televisão influenciam a molecada? Tem filhos? Deixe seu comentário aqui embaixo! =)
Marcel Leal é designer, criativo e ilustrador. Hoje fala sobre gamificação, marketing e design para quem quiser ouvir.