Turnover zero não existe! E nem é bom para as empresas, é preciso reciclar e arejar. Mas todos nós concordamos que os bons funcionários sempre serão nosso maior patrimônio e consequentemente super bem-vindos para ficar.
E você sabe quais seriam as razões pelas quais os seus funcionários sairiam da sua empresa? A forma mais simples, óbvia, é perguntar para eles. A consultora estadunidense Mary Davids listou as 4 razões, na opinião dela, que mais determinam a saída de um funcionário. Nem precisamos dizer que concordamos com a lista dela, e resolvemos também dar a nossa visão para cada um destes itens:
1. Um sistema de recompensas fraco
A grande discussão sobre a motivação intrínseca x extrínseca. Enquanto que a empresa coloca muito peso nesta última, deveria considerar melhor a primeira. Em outras palavras, ao invés de só pensar no salário, plano de saúde, etc… que tal reconhecer os grandes feitos (rapidamente), elogiar em público, estimular o sentimento de equipe, etc…? Ah, e dá para trabalhar seriamente e de forma divertida ao mesmo tempo também (já falamos sobre isto no nosso blog).
2. Gestão (ou, de fato, uma má gestão)
Realmente ninguém aguenta um chefe chato ou sem a competência necessária para nos inspirar, certo?
3. Sistema de promoções
Este aqui também pega na veia! É preciso ter uma percepção de justiça e que as pessoas realmente mais talentosas avancem na escadinha da empresa. Nada mais desmotivador do que ver a politicagem ou o famoso “puxa-saquismo” prevalecerem nesta hora.
4. Muito trabalho
Ah, auto-explicativo! Por mais motivante que seja, precisamos equilibrar a vida pessoal com a vida profissional, sempre. Por um curto período é até aceitável dar aquela esticadinha no trabalho, mas sempre nem pensar.
E você, concorda com esta lista? Mudaria ou acrescentaria algo?